Alunos visitam sistemas de tratamento da Sanesul em Camapuã
segunda-feira, 22 de outubro de 2012
A unidade da Sanesul em Camapuã, na Gerência Regional Norte Coxim, recebeu a visita de alunos da Escola Estadual Miguel Sutil na última sexta-feira, 19 de outubro. A visita às instalações foi coordenada pelo supervisor da unidade, Fabiano Siemionko Suris. Os alunos conheceram o escritório de atendimento e os sistemas de abastecimento de água (SAA) e de esgotamento sanitário (SES).
A primeira parada dos estudantes foi no escritório de atendimento ao cliente, onde o supervisor explicou como funciona o sistema de abastecimento de água, desde a captação de água, que, no caso de Camapuã é feita por meio de poço, passando pelos reservatórios, o tratamento com hipoclorito de cálcio, até chegar às residências dos usuários.
Em seguida, os alunos foram até a estação de tratamento de esgoto (ETE). Lá, receberam orientações sobre como é realizado o tratamento. O operador de ETE Palmiro Nogueira Faustino Junior explicou todas as etapas do sistema até a emissão do efluente tratado que retorna ao meio ambiente.
Os estudantes receberam ainda informações sobre a importância da Sanesul junto à sociedade, no que diz respeito a saneamento básico, meio ambiente e saúde. Os jovens prestaram atenção nas explicações e fizeram perguntas sobre o funcionamento do sistema.
Adriana Viana |
Nós alunos gostamos muito da visita e a explicação foi ótima, pois aprendemos que a água que utilizamos é bem cuidada e tratada antes de ser distribuída para as pessoas. Aprendemos também que a sujeira que nós jogamos em lugares não adequados, acaba prejudicando o meio ambiente. Observamos que o tratamento do esgoto é feito por funcionários na tentativa de retirar o máximo das sujeiras que produzimos, para devolver ao rio uma água mais limpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário