quinta-feira, 22 de junho de 2017

Danças da Região Norte - Carimbó

  ESCOLA ESTADUAL -MIGUEL SUTIL
  PROFESSORES:  DANUSA BRENTAN SILVA
                                HUDSON SIMÕES DOS SANTOS
  DISCIPLINA  - EDUCAÇÃO FÍSICA

   AULA PARA  - 6º ANO



  


A região norte tem muitas manifestações culturais. O evento mais famoso do norte é Festival de Parintins, realizado anualmente no mês de junho. A festa é uma homenagem aos Bois Garantido e Caprichoso. Esse festival surgiu a partir da influência dos imigrantes nordestinos.

 

CARIMBÓ


O nome da dança é de origem indígena com os nomes Curi, que significa pau oco, e M'bó que significa furado. Os homens devem trajar uma calça curta no estilo pescador e uma camisa que contenha estampas. As mulheres utilizam uma saia rodada e com estampas, uma blusa, colares e flores presas aos cabelos. Os dançarinos a executam com os pés no chão.

Os homens batem palmas para as dançarinas e isso é o indício de que elas estão sendo chamadas para dançar também. Em forma de roda, as mulheres balançam a saia para que ela atinja a cabeça de seu parceiro. O ato é realizado no intuito de humilhar o homem para que ele saia da dança. Um dos momentos mais importantes ocorre quando cada casal vai para o centro da roda e o homem deve apanhar um lenço com a boca, que foi jogado no chão pelo seu par. Se o feito for satisfatório, ele recebe aplausos. Caso ele não consiga, a mulher joga a saia em seu rosto e ele deve sair da dança.



  A SEGUIR OS ALUNOS IRÃO ASSISTIR O VÍDEO DA DANÇA CARIMBÓ






   Está aula tem como objetivo despertar o interresse do aluno  ter o conhecimento das manifestações rítmicas  das Regiões do Brasil.
































O Carimbó é uma sonoridade de procedência indígena, aos poucos mesclada à cultura africana, com a assimilação das percussões dos negros; e a elementos de Portugal, como o estalar dos dedos e as palmas, que intervêm em alguns momentos da coreografia.
;


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário